CBO 3742

Técnicos em cenografia

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Constroem cenários, adereços e mobiliários, a partir de análise de projeto cenográfico epesquisa de objetos e materiais; executam técnicas afins, como trabalhos de carpinta ria, serralheria, costura, pintura, modelagem e escultura; montam e adaptam peças decenários e efeitos especiais ; operam maquinaria, como varas elétricas e cenográficas,cortinas, gruas, carrinhos sobre trilhos e mecanismos de efeitos especiais; supervisio nam atividades relacionadas ao planejamento, orçamento e contratação de serviços eorientam equipes de trabalho.

Formação e Experiência

Para o exercício profissional dos maquinistas de cinema e vídeo e de teatro e espe táculos requer-se ensino fundamental completo, seguido de curso de qualificação deduzentas horas/aula e um ano de experiência para o exercício pleno das atividades.do cenotécnico requer-se curso técnico profissionalizante de nível médio. o desempe nho pleno das atividades ocorre após cinco anos de experiência. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em atividades artísticas e culturais, por conta própria. atuam em equipe,com supervisão ocasional do contratante, em ambientes fechados e em horários irregu lares. em algumas atividades podem trabalhar em grandes alturas, confinados, sujeitosa ruído intenso, a permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos,bem como estar expostos a riscos de acidentes e a materiais tóxicos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar