CBO 3743

Técnicos em operação de aparelhos de projeção

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Operam aparelhos de projeção cinematográfica e equipamentos correspondentes deprodução de imagem e som; verificam o funcionamento dos equipamentos de projeção.montam e desmontam filmes e complementos; projetam filmes; controlam a qualidadeda exibição de filmes; operam videocassete e videowall (telão).

Formação e Experiência

O exercício da ocupação de operador-mantenedor de projetor cinematográfico requercurso técnico em eletrônica. para o operador de projetor cinematográfico requer se ensino fundamental mais qualificação profissionalizante de quatrocentas horas/aula, sendo a experiência com o tipo de equipamento a operar fator determinantepara contratação. o pleno desempenho das atividades em ambas ocupações ocorreapós um ano de exercício profissional. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta famíliaocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número deaprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em empresas de cinema e de atividades recreativas, culturais e desportivas. sãotrabalhadores assalariados, com carteira assinada, que trabalham individualmente, sobsupervisão ocasional. trabalham nos períodos diurno e noturno, em finais de semanae feriados, em salas de projeção de filmes. em algumas atividades estão sujeitos atemperaturas elevadas, ruídos, radiação e material tóxico.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar