CBO 3761

Dançarinos tradicionais e populares

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Os dançarinos tradicionais e populares dançam, sozinhos, em pares ou em grupo comfins ritualísticos, performáticos e espetaculares, pesquisam e estudam, reinterpretamdanças tradicionais e populares; criam espetáculos, ministram aulas e inserem seuacervo cultural em diferentes contextos (sociais, pedagógicos e terapêuticos).

Formação e Experiência

As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática com as comunidadestradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitasvezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresen tações. o aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, viatransmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. parti cularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por inter médio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinosde renome na sua técnica ou tradição. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta famíliaocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número deaprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituaisreligiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv, etc. em geral,em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação oudança. são, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende àirregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações.por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente.além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos eperformances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltadospara adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar