CBO 3762-10

Artista aéreo


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculopúblico (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). criam números e os apresentam emcena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo,comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Formação e Experiência

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses.a formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo umpouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famíliascircenses. há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos deartes circences. os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, ruaou outros espaços alternativos. pode-se demandar aprendizagem profissional para a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional, exceto os casos previstos no art.10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

O trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios detv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomoou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, deforma individual e coletiva, sob supervisão permanente. é comum o trabalhador exercermais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - fazvariações de saltos no chão; aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbriono ar; contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo; domador deanimais - treina e apresenta o animal; equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a simesmo; mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizan

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar