CBO 3763-10

Apresentador de festas populares


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Apresentam e/ou animam programas de rádio e televisão, festas populares, eventos,atrações circenses ou outros tipos de espetáculos; orientam-se por roteiros ou fazemimprovisações para divertir, informar, instruir o público, telespectador ou ouvinte.

Formação e Experiência

A formação profissional se dá na prática, no exercício da função, em grande medida,a partir da observação dos vários estilos de apresentação existentes nos meios de co municação e de sua adaptação às características pessoais e àquelas do público-alvo.existem, em pequeno número, profissionais especializados como maestros, árbitrosesportivos, críticos de artes e literatura que apresentam programas em suas áreas deatuação, embora não considerem essa atividade como sua atividade principal. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabele cimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Os profissionais atuam em atividades recreativas, esportivas e culturais em eventos efestas em geral, programas de rádio e tv e circos. exceção feita aos poucos que tra balham em rádio e tv e em circos de maior porte, que são empregados registrados epodem contar com certa regularidade no que se refere ao conteúdo do trabalho e aoslocais e horários em que é desempenhado, a grande maioria é autônoma, devendo sercapaz de lidar com a pouca previsibilidade no que tange à oferta, locais e horários detrabalho e à temática tratada. aos profissionais importa sobremaneira a capacidadede adaptação a situações diversas e a capacidade de estabelecer empatia com o pú blico. deste, em última análise, depende seu sucesso no desempenho das ocupaçõesda família. em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em posiçõesdesconfortáveis por períodos prolongados, em grandes alturas, sob ruído intenso, bemcomo sob estresse constante.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar