CBO 4141-10

Armazenista


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Recepcionam, conferem e armazenam produtos e materiais em almoxarifados, arma zéns, silos e depósitos. fazem os lançamentos da movimentação de entradas e saídas econtrolam os estoques. distribuem produtos e materiais a serem expedidos. organizamo almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados e a armazenar.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se formação equivalente ao nível médiocompleto e curso básico de qualificação de até duzentas horas/aula. o pleno desem penho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência profissional. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabele cimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam nas mais variadas atividades econômicas onde haja armazenamento e movi mentação de mercadorias,tais como indústria, comércio atacadista, construção civil.trabalham como assalariados, com carteira assinada; organizam-se em equipe sobsupervisão permanente, em ambientes fechados, exceto o balanceiro que tambémtrabalha a céu aberto, em estradas. o horário de trabalho pode ser diurno, noturnoou em rodízio de turnos. há situações em que os armazenistas trabalham confinadose os balanceiros com movimentação de cargas, expostos a ruído intenso, fumaça ebaixas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar