CBO 4151-20

Fitotecário

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Organizam documentos e informações. orientam usuários e os auxiliam na recupera ção de dados e informações. disponibilizam fonte de dados para usuários. providen ciam aquisição de material e incorporam material ao acervo. arquivam documentos,classificando-os segundo critérios apropriados para armazená-los e conservá-los. pres tam serviço de comutação, alimentam base de dados e elaboram estatísticas. execu tam tarefas relacionadas com a elaboração e manutenção de arquivos, podendo, ainda,operar equipamentos reprográficos, recuperar e preservar as informações por meiodigital, magnético ou papel.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível médio e curso básicoprofissionalizante de até duzentas horas. o pleno desempenho das atividades ocorreapós um a dois anos de experiência. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta famíliaocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número deaprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham nas mais variadas atividades econômicas onde haja documentos, fitas, víde os e outros objetos de acervo documental. predominantemente atuam em bibliotecas ecentros de documentação nas áreas de ensino e pesquisa, saúde, serviços sociais, redesde rádio e televisão, bancos, empresas de processamento de dados, em instituiçõespúblicas, privadas e ong. organizam-se em equipes e podem atuar em mutirão, semhorário fixo. em algumas atividades, podem atuar à distância (codificador de dados).trabalham em ambiente fechado, em diferentes horários - diurno, noturno, em rodíziode turno e em horários irregulares. podem permanecer por longos períodos em posiçõesdesconfortáveis. em algumas atividades estão sujeitos à poeira e a materiais tóxicos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar