CBO 4152-10

Operador de triagem e transbordo


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Recebem e expedem cargas, malas e malotes e objetos de serviços de correio. coletam,ordenam, conferem, fazem triagem e entregam cargas e objetos, tais como encomendas,cartas, caixas, malotes e contêineres. prestam contas dos objetos coletados e entregues.pesquisam e rastreiam objetos. prestam informações e participam de disseminação decampanhas públicas. também fazem parte desta família ocupacional os trabalhadoressimilares que atuam em empresas de encomendas expressas (courier).

Formação e Experiência

O ingresso ao emprego de carteiros e operadores de triagem e transbordo da empre sa brasileira de correios e telégrafos ocorre por concurso para o qual a exigência deescolaridade é de ensino médio para carteiros e, adicionalmente, conhecimentos emmicroinformática para o operador. após o ingresso há formação profissionalizante,por meio de cursos modulares, oferecidos pelos correios ou empresas de serviçosde encomendas expressas (courier). a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta famíliaocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número deaprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

O trabalho é exercido em ambientes fechados e abertos, em regime de tempo inte gral, de segunda-feira a sábado, podendo haver revezamento de turno em períodosnoturnos, domingos e feriados. o trabalho interno normalmente é feito em equipe e, oexterno, individualmente. o trabalhador está sujeito a variações climáticas e a riscosinerentes à locomoção de cargas e à segurança na entrega de objetos nos mais dife rentes tipos de destinos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar