CBO 5103-10

Supervisor de vigilantes


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Supervisionam, orientam e treinam equipes de segurança. analisam projetos de segu rança e adotam medidas corretivas. programam simulados de emergência, elaboramescalas de serviços, supervisionam atividades, postos de trabalho, locais e atividadesde risco. investigam causas de ocorrências. sugerem medidas preventivas e corretivas,atendem clientes e coordenam planos de emergência.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio completo e curso básico dequalificação profissional em torno de duzentas horas/aula para supervisor de vigilan tes e de duzentas a quatrocentas horas/aula para supervisor de bombeiros. o plenodesempenho das atividades requer experiência profissional comprovada de três a qua tro anos na área. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demandaformação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contra tados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis dotrabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam não segmento que presta serviços de segurança e vigilância; atuam tambémnas empresas industriais comerciais e de serviços e em instituições diversas. são em pregados com carteira assinada. organizam-se em equipe, sob supervisão ocasional eno sistema de rodízio de turnos. trabalham a céu aberto, confinados em locais fecha dos ou subterrâneos e em veículos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar