CBO 5111

Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Checam equipamentos e instalações das aeronaves, trens e embarcações; prestamserviços aos usuários de transportes aéreos, ferroviários e fluviais; demonstram aospassageiros os procedimentos de segurança e emergência; servem refeições prepa radas e bebidas; orientam usuários sobre procedimentos de segurança e promovemo entretenimento e o bem-estar dos usuários. controlam a entrada e a saída dealimentos e materiais de limpeza; zelam pela manutenção da limpeza. agem emsituações de emergência. cumprem rigorosamente normas e procedimentos técnicose de segurança a bordo.

Formação e Experiência

Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por cursobásico de qualificação profissional que varia de a duzentas e quatrocentas horas/aula,dependendo da ocupação exercida. para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensinofundamental. os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender asituações de emergência e ou segurança, além de promover bem-estar aos passageiros.a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profis sional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelosestabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt,exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. são assalariados,com carteira assinada, trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisãoocasional ou permanente, dependendo da ocupação. trabalham em horários irregu lares no período diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes.podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, microvibrações, doenças in fectocontagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. permanecem em pé porlongos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar