CBO 5112

Fiscais e cobradores dos transportes coletivos

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Organizam e fiscalizam as operações dos ônibus e outros veículos de transporte coleti vo, como condições de operação dos veículos, cumprimento dos horários, entre outros.preenchem relatórios; preparam escalas de operadores; examinam veículos e atendemusuários. agem na solução de ocorrências. executam a venda de bilhetes em veículos,estações metropolitanas, ferroviárias e similares e administram valores.

Formação e Experiência

O acesso a essas ocupações requer o ensino fundamental, exceto para o bilheteiro(estações de metrô, trens e assemelhadas) cujo pré-requisito é ensino médio. todas asocupações, exceto a de cobrador, é preciso qualificar-se em cursos profissionalizantesacima de quatrocentas horas/aula, geralmente oferecidos pelas próprias empresas.a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabele cimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Os fiscais cobradores atuam em empresas de transporte terrestre. são empregadosassalariados, com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão ocasionale ou permanente.trabalham por rodízio de turnos, a céu aberto ou confinados emambientes fechados e locais subterrâneos. frequentemente, estão sujeitos a pressõese ao trabalho em posições desconfortáveis. em muitas das atividades exercidas, sãoexpostos a altas temperaturas, ruídos e material tóxico.esta família não compreende3423 - técnicos em transportes rodoviários.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar