CBO 5121-10

Empregado doméstico arrumador


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Preparam refeições e prestam assistência às pessoas, cuidam de peças do vestuáriocomo roupas e sapatos e colaboram na administração da casa, conforme orientaçõesrecebidas. fazem arrumação ou faxina e podem cuidar de plantas do ambiente internoe de animais domésticos.

Formação e Experiência

Há tendência de aumento de qualificação para o acesso a essas ocupações, dependen do da classe social do empregador. de forma geral requer-se ensino fundamental com pleto.atualmente ampliam-se os cursos de qualificação profissional de duzentas horas/aula que vêm sendo oferecidos por instituições de formação profissional, sindicatos eongs. o exercício pleno das atividades ocorre após um a dois anos de exercício pro fissional. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formaçãoprofissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pe los estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho- clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em residências, diariamente, em tempo integral ou parcial, ou por jornada diá ria. as funções da diarista e da faxineira têm as seguintes distinções: a diarista tem umagama de atividades maior ­ prepara refeições, lava, passa, arruma. é uma empregadadoméstica para serviços gerais, em tempo parcial.a faxineira faz limpeza pesada, em diasfixados pelo empregador, tais como: lavar azulejos, banheiros, cozinhas, quintais.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar