CBO 5134

Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Atendem os clientes, recepcionando-os e servindo refeições e bebidas em restaurantes,bares, clubes, cantinas, hotéis, eventos e hospitais; montam e desmontam praças, car rinhos, mesas, balcões e bares; organizam, conferem e controlam materiais de trabalho,bebidas e alimentos, listas de espera, a limpeza e higiene e a segurança do local detrabalho; preparam alimentos e bebidas, realizando também serviços de vinhos.

Formação e Experiência

Para o acesso ao trabalho nessa família ocupacional é exigido, no mínimo, o ensino fun damental incompleto e até um ano de experiência. a formação profissional ocorre com aprática no local de trabalho ou em cursos profissionalizantes. o trabalhador tem a possi bilidade de ascender na carreira, iniciando como ajudante ou auxiliar, podendo atingir aocupação de maître (família ocupacional 5101). o sommelier, para o qual é requerido oensino médio, necessita de especialização e experiência de um a dois anos. o mercado detrabalho tende a aumentar a exigência do nível de qualificação e profissionalização dessestrabalhadores. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda forma ção profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratadospelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho- clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Os trabalhadores dessas ocupações, normalmente, têm vínculo de trabalho assalariado,com carteira assinada ou, eventualmente, trabalham como autônomos com comissão.atuam, predominantemente, no ramo de atividades ligadas a hotelaria, alimentação,saúde, serviços sociais e atividades recreativas, culturais e desportivas. trabalham emequipe, em ambientes fechados, com revezamento de turnos e supervisão permanente.algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão, em posições desconfortáveisdurante longos períodos e com exposição a ruído intenso, podendo levar à situação deestresse. eventualmente, em hospitais, podem ser expostos à radiação.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar