CBO 5136

Churrasqueiros, pizzaiolos e sushimen

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Os profissionais desta família ocupacional atuam no setor de serviços de alimenta ção, manipulando alimentos in natura para processá-los. verificam a qualidade dosalimentos, observam normas técnicas de higiene e segurança para minimizar riscos decontaminação e controlam desperdícios.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental seguido de cursos básicosde profissionalização que variam de duzentas a quatrocentas horas, ou experiênciaequivalente. o pleno desempenho das atividades ocorre entre três e quatro anos deexercício profissional. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional de manda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a seremcontratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação dasleis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham predominantemente em restaurantes, churrascarias e pizzarias. trabalhamindividualmente ou em equipe, sob supervisão, em ambiente fechado, em horáriosdiurno e noturno. podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos.estão expostos a ruídos intensos e altas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar