CBO 5164-05

Lavador de roupas


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Executam tarefas de lavar à mão, lavar a seco, secar e passar peças de vestuário eoutros artefatos; atendem o cliente; preparam roupas, tecidos e artefatos para lavar àmão, para posterior secagem, em máquinas e varais. passam roupas e tecidos a ferro,inclusive peças delicadas. dão acabamento e preparam para expedição peças do vestu ário, tecidos e artefatos como tapetes, cortinas, capas de sofás, bichos de pelúcia.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se habilidade para lavar roupas e artefatosdelicados, passar roupas e fazer tingimentos por processos não industriais. o aprendi zado ocorre na prática, ou por meio de cursos de passadoria e lavanderia, em institui ções de formação profissional, de até duzentas horas/aula. o desempenho pleno dasatividades varia de dois a cinco anos de prática. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nestafamília ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do númerode aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em lavanderias, como assalariados com carteira assinada ou por conta pró pria. são, também, contratados para serviços eventuais em confecções, prestadoresde serviços de aluguel de roupas, lojas do comércio de roupas bordadas e delicadasque requerem cuidados especiais para lavar e passar. podem, ainda, prestar serviçosde passadoria em residências. trabalham individualmente ou em equipe. permanecemem pé por longos períodos e estão expostos ao calor do ferro, à umidade e poeira oua micropartículas de roupas, tecidos e artefatos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar