CBO 5166-10

Sepultador


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Auxiliam nos serviços funerários, constróem, preparam, limpam, abrem e fecham se pulturas. realizam sepultamento, exumam e cremam cadáveres, trasladam corpos edespojos. conservam cemitérios, máquinas e ferramentas de trabalho. zelam pela se gurança do cemitério.

Formação e Experiência

Para exercer essas ocupações requer-se o ensino fundamental, exceto o operador deforno cujo requisito é o ensino médio completo mais curso profissionalizante de atéduzentas horas/aula. o desempenho pleno das atividades ocorre após um ano de ex periência. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda forma ção profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratadospelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do traba lho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

São assalariados, com carteira assinada, que atuam em cemitérios e crematórios,em horários diurnos. em geral, trabalham em equipe, com supervisão permanente.trabalham em local fechado ou a céu aberto. os operadores de fornos trabalham adistância dos fornos. frequentemente, trabalham em posições desconfortáveis, du rante longos períodos, expostos a materiais tóxicos, ruídos, altas temperaturas, in tempéries e doenças contagiosas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar