CBO 5193-05

Auxiliar de veterinário

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Realizam procedimentos de enfermagem veterinária. preparam animais e materiaispara procedimentos veterinários. tosam, banham e enfeitam animais. limpam ouvidos,dentes e olhos de animais. atendem clientesproprietários dos animais e administram olocal de trabalho. trabalham em conformidade com normas e procedimentos de segu rança, higiene e saúde.

Formação e Experiência

Para o exercício das ocupações de banhista, esteticista e tosador de animais do mésticos requer-se até a quarta série do ensino fundamental; para o enfermeiroveterinário, ensino médio incompleto. exige-se curso de qualificação profissional emtorno de duzentas horas/aula para os esteticistas, tosadores e enfermeiros veteriná rios. o desempenho pleno das atividades requer experiência profissional entre ume quatro anos, dependendo da ocupação exercida. a(s) ocupação(ões) elencada(s)nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo donúmero de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos doartigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos noart. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham na área de serviços e saúde animal como empregados com carteira assinada(banhistas de animais domésticos e enfermeiro veterinário) ou como autônomos (es teticistas e tosadores de animais domésticos). o trabalho é realizado em equipe sobsupervisão (banhistas de animais domésticos e enfermeiros veterinários) ou sem super visão (esteticistas e tosadores de animais domésticos). atuam em ambiente fechado,durante o dia, exceto o enfermeiro veterinário que atua em rodízio de turnos (diurno,noturno). os banhistas, esteticistas e tosadores de animais domésticos trabalham emposições desconfortáveis durante longos períodos e estão sujeitos à exposição a mate riais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas. os enfermeiros veterinários trabalhamsob pressão e podem permanecer expostos à radiação.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar