CBO 5201-10

Supervisor de vendas comercial


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam vendas, atendem clientes e coletam indicadores do mercado consumidor.supervisionam rotina de equipe de vendas. recrutam, treinam e avaliam profissio nais de vendas de produtos e serviços. apresentam à gerência os resultados dasmetas de vendas.

Formação e Experiência

Os requisitos de escolaridade são heterogêneos. é desejável que o trabalhador te nha curso superior completo ou incompleto. o pleno exercício da ocupação é atingi do após prática profissional superior a três anos como supervisor. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em indústria, comércio atacadista e serviços, indústrias alimentícias, têxteis ede confecção de artigos do vestuário e acessórios, empresas de saúde, empresas decomércio e reparação de veículos automotores e de comércio e varejo de combustíveis.são empregados com carteira assinada ou autônomos, que se organizam em equipe,podendo ou não trabalhar com supervisão ocasional. podem trabalhar em ambien te fechado, a céu aberto, ou em veículos. trabalham no período diurno, em horáriosirregulares. algumas das atividades exercidas estão sujeitas à pressão de trabalho eposições desconfortáveis por longos períodos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar