CBO 5211-30

Atendente de farmácia - balconista


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Vendem mercadorias em estabelecimentos do comércio varejista ou atacadista, auxi liando os clientes na escolha. registram entrada e saída de mercadorias. promovem avenda de mercadorias, demonstrando seu funcionamento, oferecendo-as para degus tação ou distribuindo amostras das mesmas. informam sobre suas qualidades e van tagens de aquisição. expõem mercadorias de forma atrativa, em pontos estratégicosde vendas, com etiquetas de preço. prestam serviços aos clientes, tais como troca demercadorias; abastecimento de veículos; aplicação de injeção e outros serviços corre latos. fazem inventário de mercadorias para reposição. elaboram relatórios de vendas,de promoções, de demonstrações e de pesquisa de preços.

Formação e Experiência

Em geral, para o exercício das ocupações de atendente de farmácia, demonstradorde mercadorias, promotor de vendas, repositor de mercadorias, vendedor de co mércio varejista e vendedor atacadista, requer-se do ensino fundamental ao ensinomédio, podendo o mesmo variar de acordo com a ocupação, e quarta série do ensinofundamental para frentista. o tempo médio para o desempenho profissional é hete rogêneo: três a quatro anos para vendedores, um a dois anos para atendente de far mácia e menos de um ano para as demais ocupações. a(s) ocupação(ões) elencada(s)nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo donúmero de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos doartigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos noart. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresascomerciais. o ambiente de trabalho é fechado, exceto para o frentista que atua, geral mente, a céu aberto. trabalham individualmente, com supervisão permanente ou ocasio nal, em horários diurnos, noturnos e em rodízio de turnos. permanecem em pé, por longosperíodos. podem estar expostos a ruídos, temperaturas variadas e material tóxico.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar