CBO 6310-10

Catador de mariscos


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Realizam pesca artesanal e captura de crustáceos (exceto camarão e lagosta). despescamrede e espinhel, possibilitando o preparo e a comercialização do pescado. constroem,mantem e conduzem embarcações de pequeno porte.

Formação e Experiência

O acesso a essas ocupações é livre, com aprendizado na prática. o pleno desempenho des sas atividades ocorre aproximadamente com um ano de experiência. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos ter mos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstosno art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham por conta própria na pesca pecuária e serviços relacionados. o trabalho épresencial, realizado em equipe (grupo de pescadores). as atividades são realizadas acéu aberto, durante o dia. permanecem, durante longos períodos, em posições descon fortáveis; ficam expostos à variação climática e ferimentos inerentes às atividades. estãosujeitos a picadas de insetos (catadores de marisco e de caranguejos e siris).consulte6311 - pescadores profissionais artesanais de água doce.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar