CBO 6320-05

Guia florestal


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Manejam recursos naturais. produzem mudas, realizam manutenção de plantas e manipu lam plantas medicinais. guiam pessoas em florestas e campos e disponibilizam serviços eprodutos.trabalham seguindo normas de segurança, higiene e proteção ao meio ambiente.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental incompleto (raizeiro eviveirista florestal) ou completo (guia florestal) e curso básico de qualificação profissio nal com aproximadamente duzentas horas/aula. o pleno desempenho das atividadesocorre em até cinco anos de experiência profissional. a(s) ocupação(ões) elencada(s)nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo donúmero de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos doartigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art.10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na agricultura e na exploração florestal como empregados com carteira assinadaou por conta própria ou autônomos. podem atuar também na área da saúde e serviçossociais e atividades recreativas culturais e desportivas. o trabalho é individual (raizeiro),em equipe com supervisão permanente (viveirista florestal) e sem supervisão (guia flo restal). desenvolvem as suas atividades durante o dia. o raizeiro trabalha em ambientefechado; o guia florestal e o viveirista florestal a céu aberto. este último permanece emposições desconfortáveis durante longos períodos, trabalha em grandes alturas e expostoà ação de materiais tóxicos. o guia florestal e o raizeiro correm o risco de ataques deanimais peçonhentos e silvestres.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar