CBO 6326-10

Carbonizador

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Preparam os fornos para a carbonização, verificando o abastecimento da lenha e ascondições de funcionamento dos mesmos. controlam a carbonização, conferindo os pe gadores dos fornos, das filinhas e outros, separando lenhas não carbonizadas do carvão.constroem os fornos. instruem trabalhadores sobre segurança no trabalho.

Formação e Experiência

O acesso a essas ocupações é livre, com aprendizado na prática. o pleno desempenho das sas atividades ocorre aproximadamente com um ano de experiência. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos ter mos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstosno art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em carvoaria com carteira assinada, em maior parte, vinculadas à indústriasiderúrgica. o trabalho é em equipe, com supervisão ocasional. é desenvolvido a céuaberto, no período diurno. grande parte das atividades são executadas em ambientede risco, com exposição a altas temperaturas, fumaça e presença de gás formado noprocesso de carbonização.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar