CBO 7153-10

Moldador de corpos de prova em usinas de concreto

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Preparam a confecção de armações e estruturas de concreto e de corpos de prova. cor tam e dobram ferragens de lajes. montam e aplicam armações de fundações, pilares evigas. moldam corpos de prova.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se escolaridade entre a quarta e a sétima sériedo ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional com carga horária su perior a quatrocentas horas. o exercício pleno das atividades ocorre após um a dois anosde experiência profissional. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional de manda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a seremcontratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leisdo trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam nas indústrias de construção como assalariados com carteira assinada. os arma dores de estrutura de concreto e de concreto armado trabalham em equipe e o moldadorde corpos de prova em usinas de concreto trabalha individualmente. todos atuam comsupervisão ocasional. o trabalho é realizado a céu aberto, durante o dia. os armadoresde estrutura de concreto e de concreto armado realizam suas atividades em posiçõesdesconfortáveis durante longos períodos, em grandes alturas e estão expostos a ruídointenso. o moldador de corpos de prova em usinas de concreto está sujeito à exposiçãode materiais tóxicos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar