CBO 7162-15

Telhador (telhas metálicas)

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam serviços de cobertura de edificações. confeccionam e montam estruturas demadeira ou metal para cobertura; colocam telhas de argila, amianto, metálica ou plástica.operam máquinas e ferramentas para madeira ou metal.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se escolaridade entre a quarta e a sétima sériedo ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional de quatrocentas horas/aula. o exercício pleno das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabeleci mentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto oscasos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na indústria de construção. o telhador (telhas metálicas) também pode atuar emindústrias de fabricação de telhas metálicas. são empregados assalariados com carteiraassinada. os telhadores de telhas de argila e materiais similares e de telhas de cimento amianto podem trabalhar por conta própria.trabalham em equipe, formada por terceirosou própria, com supervisão ocasional. o trabalho é realizado a céu aberto, durante o dia.permanecem durante longos períodos em posições desconfortáveis. em algumas ativida des podem receber pressão para cumprimento de cronogramas, o que pode levá-los àsituação de estresse. o trabalho é exposto à radiação solar.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar