CBO 7212-10

Operador de máquinas operatrizes


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Preparam, regulam e operam máquinas-ferramenta que usinam peças de metal e com pósitos e controlam os parâmetros e a qualidade das peças usinadas, aplicando proce dimentos de segurança às tarefas realizadas. planejam sequências de operações, exe cutam cálculos técnicos; podem implementar ações de preservação do meio ambiente.dependendo da divisão do trabalho na empresa, podem apenas preparar ou operar asmáquinas-ferramenta.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se o ensino fundamental e cursos de qualifica ção profissional de mais de quatrocentas horas/aula, no caso do preparador de máquinas ferramenta e entre duzentas e quatrocentas horas para as demais ocupações. o exercíciopleno das atividades requer entre um e dois anos de experiência, sendo que as maio res exigências recaem no profissional que atua com mandriladora. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos ter mos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstosno art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em indústrias metalmecânicas, geralmente como assalariados; seu tra balho se desenvolve em rodízios de turnos, com supervisão ocasional. em algumasatividades, podem ficar em posições desconfortáveis por longos períodos e estarexpostos a ruído intenso.consulte7214 - operadores de máquinas de usinagem cnc.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar