CBO 7222-05

Fundidor de metais


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Preparam panela de vazamento de metal líquido; fundem metais; produzem lingotesde metal; efetuam o vazamento do metal líquido das panelas para os moldes. pro duzem peças por processo de centrifugação ou sob pressão e dão acabamento empeças fundidas.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, escolaridade da sétima série do ensinofundamental. o pleno exercício dessas atividades requer de um a dois anos de expe riência. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formaçãoprofissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelosestabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt,exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam como trabalhadores assalariados, nas áreas de metalurgia básica, de fabricaçãode produtos de metal, de reciclagem de metais, de fabricação e montagem de veículosautomotores e de fabricação de máquinas e equipamentos. organizam-se em equipe,sob supervisão permanente. em algumas das atividades podem trabalhar em posiçõesdesconfortáveis durante longos períodos e sujeitos a pressão de tempo para atingir me tas de produção. ainda podem estar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, poeira(alumínio, ferro, areia e outros) e irradiação de luz do metal líquido.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar