CBO 7231

Trabalhadores de tratamento térmico de metais

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Modificam as propriedades físicas de peças de metal por meio de aquecimento, resfria mento e tratamento químico, para temperá-las, cementá-las e normalizá-las. para tanto,preparam e operam fornos de tratamento térmico e periféricos, montam e desmontamcargas dos fornos, controlam as etapas do processo e monitoram os seus parâmetros,inspecionam as peças submetidas a tratamento térmico. trabalham seguindo normas desegurança, higiene, qualidade e preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso básico dequalificação profissional com até duzentas horas/aula. o exercício pleno das atividadesocorre entre um e dois anos de experiência profissional. a(s) ocupação(ões) elencada(s)nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do nú mero de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam principalmente na fabricação de produtos de metal, máquinas, equipamentos eveículos, instrumentos de precisão para automação industrial e equipamentos de instru mentação médico-hospitalares. são empregados com carteira assinada, trabalham ge ralmente em células de produção, atividades de negócio ou em grupos de trabalho, comsupervisão ocasional e em rodízio de turno (diurno e noturno). podem ficar expostos aosefeitos de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar