CBO 7242-20

Preparador de estruturas metálicas


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Confeccionam gabaritos e modelos de peças de estruturas metálicas diversas, incluindoestruturas de embarcações e aeronaves; preparam peças da estrutura; montam, instalame recuperam estruturas metálicas. realizam manutenção produtiva de máquinas e equi pamentos. organizam o local de trabalho para executá-lo conforme normas e procedi mentos técnicos, de qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental e curso básico de qua lificação profissional com até duzentas horas/aula. o pleno desempenho das atividadesocorre com a prática no próprio local de trabalho.a(s) ocupação(ões) elencada(s) nestafamília ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do númerode aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na indústria de transformação, na construção civil, em estaleiros e na indústriaaeronáutica. são empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual, comsupervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. eventualmente, traba lham expostos a radiação e a ruído intenso. a ocupação preparador de estruturas metá licas vem sendo substituída por operadores de máquinas. a fixação por rebites tanto naconstrução civil quanto nas embarcações está sendo substituída pela soldagem.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar