CBO 7243-10

Oxicortador a mão e a máquina


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Unem e cortam peças de ligas metálicas usando processos de soldagem e corte, taiscomo eletrodo revestido, tig, mig, mag, oxigás, arco submerso, brasagem, plasma.preparam equipamentos, acessórios, consumíveis de soldagem e corte e peças a seremsoldadas. aplicam estritas normas de segurança, organização do local de trabalho emeio ambiente.

Formação e Experiência

Espera-se que os profissionais da família tenham concluído, pelo menos, a quarta sériedo ensino fundamental e cursos de qualificação profissional de duração variada, com atéduzentas horas para a maioria das ocupações e mais de quatrocentas horas para brasa dor. as habilidades plenas para o exercício das atividades demandam uma experiênciaanterior em torno de um a dois anos. algumas atividades de soldagem podem exigirqualificação ou certificação do soldador em organismo credenciado. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos ter mos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstosno art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Essas ocupações são desempenhadas tanto em fábricas como a céu aberto, em atividadesde campo, majoritariamente na indústria de transformação, na construção civil e de estru turas metálicas e na prestação de serviços, decorrente da subcontratação de trabalhos decampo e de manutenção. trabalham predominantemente como empregados registradosem carteira, em rodízios de turnos, sob supervisão permanente. as características pesso ais de adaptabilidade ao trabalho diferem entre o trabalhador de campo e o de fábrica. o

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar