CBO 7421-25

Confeccionador de instrumentos de sopro (madeira)

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Projetam instrumentos musicais, distinguem acústicas de materiais para a fabricação dosinstrumentos musicais e preparam matérias-primas para confecção dos instrumentos.confeccionam componentes dos instrumentos, realizam acabamentos, montam, afinam,consertam e vendem instrumentos musicais.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso básico dequalificação profissional em torno de duzentas horas/aula. o pleno desempenho dasatividades ocorre com a prática no local de trabalho. a(s) ocupação(ões) elencada(s)nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo donúmero de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos doartigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art.10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na indústria de instrumentos musicais, e nos serviços de reparação de objetospessoais e domésticos. são empregados com carteira assinada ou trabalham por conta própria. quando empregados, trabalham sob supervisão permanente, em horário diurnoou com rodízio de turnos. como autônomos, tem horário livre. executam suas atividadesde forma individual e em ambiente fechado. eventualmente, trabalham em posições des confortáveis durante longos períodos e expostos a materiais tóxicos e ruído intenso. estãosujeitos à pressão de trabalho que pode ocasionar estresse.esta família não compreende9152 - restauradores de instrumentos musicais.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar