CBO 7510-05

Engastador (jóias)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam lapidação de gemas e fabricação de joias. preparam material para fabricação ereparação de joias, bijuteriais e lapidação de gemas. realizam manutenção produtiva demáquinas, equipamentos e ferramentas. fundem metais preciosos e semipreciosos. con formam metais preciosos e semipreciosos, laminando, rebaixando, trefilando, recozendo,estampando e dobrando. montam joias e semijoias, ajustando, encaixando, soldando,rebitando, pinando e aplicando resinas em peças. pré-formam e facetam gemas. dãopolimento em metais preciosos e semipreciosos. cravam gemas em peças.

Formação e Experiência

Para ingressar nessas ocupações é necessário ter concluído o ensino fundamental acres cido de um curso profissionalizante de joalheria e lapidação de gemas entre duzentas aquatrocentas horas/aula, ministrado em escolas profissionalizantes. o exercício pleno daatividade ocorre após dois anos de experiência atuando na área. vale destacar que oscursos ligados à área de joalheria, normalmente, tem uma maior carga horária por abran ger atividades que envolvem projeto, criação e confecção de joias. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos ter mos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstosno art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Esses profissionais são absorvidos no mercado de trabalho pelas indústrias: extrativasminerais não-metálicas, de fabricação de produtos de metal e minerais não-metálicos,de fabricação de móveis e indústrias diversas. atuam em locais fechados nos horáriosdiurnos. são empregados assalariados com registro em carteira que trabalham de for ma individual, sob supervisão permanente. eventualmente podem sofrer exposição aruídos e material tóxico.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar