CBO 7511-25

Ourives


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Fundem, conformam e recozem metais preciosos e semipreciosos. realizam gravações econtrolam a qualidade de processos de transformação de metais preciosos e semipreciosos.executam manutenções produtivas em máquinas,equipamentos e ferramentas.trabalhamseguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e cursobásico de qualificação profissional com carga horária diferenciada: em torno de quatro centas horas/aula, para o ourives, e até duzentas horas/aula, para os demais. o plenodesempenho das atividades do ourives ocorre por volta de cinco anos de experiênciaprofissional. para os demais, entre um e dois anos. a(s) ocupação(ões) elencada(s)nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo donúmero de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos doartigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art.10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na lapidação de pedras preciosas e semipreciosas, na fabricação de artefatosde ourivesaria e joalheria, na confecção de acessórios para vestuários e na fabricaçãode produtos de metal. são empregados com carteira assinada, trabalham em equipecom supervisão permanente, em ambiente fechado e no horário diurno. eventualmente,permanecem expostos a materiais tóxicos e ruído intenso. o fundidor (ourivesaria e joa lheria) pode ficar exposto a altas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar