CBO 7521-10

Moldador (vidros)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam atividades de sopro e moldes de vidros e cristais, dando forma ao vidro incan descente, soprando, modelando e moldando-o, manualmente ou operando equipamen tos de vidraria para fabricar peças artístico-artesanais, materiais de laboratório, utilitáriosdomésticos, embalagens, entre outros. controlam a qualidade do produto e do processode produção e trabalham segundo as normas de qualidade, segurança no trabalho, saúdeocupacional e preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso básico dequalificação profissional em torno de duzentas horas/aula. o pleno desempenho dasatividades ocorre entre um e cinco anos de experiência profissional, conforme a ocupação.a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissio nal para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabe lecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na fabricação de vidros. são empregados com carteira assinada, trabalham emequipe (células de produção), com supervisão permanente, exceto o transformador de tu bos de vidro que trabalha com supervisão ocasional. estão expostos a altas temperaturas.executam suas atividades em ambiente fechado e com rodízio de turnos (diurno/noturno),exceto o artesão modelador (vidros), que trabalha apenas em horário diurno.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar