CBO 7524-15

Decorador de vidro à pincel

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Desenvolvem projetos, pesquisam temas e realizam trabalhos de acabamento e decora ção de vidros e cerâmicas. fundem peças no forno de acordo com os padrões de qualida de e normas de segurança, meio ambiente e saúde ocupacional. nos trabalhos de acaba mento, preparam peças, esmerilham e lapidam vidros ou cerâmicas. nos de decoração devidro, pintam, enceram e tratam peças com técnicas de envelhecimento e espelhamento.podem marmorizar, gravar peças, objetos e vidros com jatos de areia bem como construirvitrais e confeccionar esculturas em vidro. podem, ainda, elaborar orçamentos e propos tas para clientes. trabalham em conformidade com as normas e procedimentos técnicosde qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso básico dequalificação profissional com mais de quatrocentas horas/aula em cerâmica ou vidro.o pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência pro fissional. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formaçãoprofissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelosestabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt,exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam como empregados autônomos que trabalham por conta própria nos setores li gados à cerâmica e/ou vidro. são, majoritariamente, profissionais que se organizam deforma individual no trabalho, com total autonomia de suas funções. podem trabalhar emambientes abertos ou fechados, geralmente no período diurno. eventualmente, podemficar expostos a ruídos e materiais tóxicos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar