CBO 7611-05

Classificador de fibras têxteis


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Classificam fibras têxteis brutas e beneficiadas, preparam amostras de fibras têx teis e analisam resultados de testes laboratoriais de fibras de algodão. preparammáquinas para lavagem de lã e controlam o processo de lavagem e secagem delã. realizam manutenção de rotina em máquinas e equipamentos utilizados noprocesso de lavagem de lã.

Formação e Experiência

O exercício profissional requer ensino médio e curso básico de qualificação profissionalem torno de duzentas horas/aula. para os lavadores de lã exige-se a sétima série doensino fundamental. o pleno desempenho dessas ocupações ocorre entre um e doisanos de experiência. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional deman da formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a seremcontratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação dasleis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam nos segmentos da fabricação de produtos têxteis e em serviços relacionadoscom essas atividades. são empregados com carteira assinada e trabalham de formaindividual ou em equipe, sob supervisão ocasional. os lavadores de lã trabalham emlocais fechados, no período noturno; os classificadores de fibras têxteis, no horáriodiurno. estes, normalmente trabalham em pé, oito horas por dia, em posições descon fortáveis. geralmente ficam expostos a materiais tóxicos, ruídos, umidade, poeira econtaminação existente nas máquinas de lavar lã.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar