CBO 7618

Inspetores e revisores de produção têxtil

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Classificam bobinas de fios têxteis, tecidos planos e de malhas e preparam lotes deprodução conforme programação pré-estabelecida. empregam ações preventivas ecorretivas na produção de fios têxteis, tecidos planos e de malhas e registram dadospara controle estatístico e de qualidade. identificam necessidades de treinamento. tra balham em conformidade a normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança,meio ambiente e saúde.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se formação escolar de nível fundamental ecurso de qualificação na área têxtil que varia entre duzentas e quatrocentas horas/aula,oferecido pela própria empresa ou em instituições de formação profissional. o exercíciopleno das atividades é atingido após um a dois anos de experiência, exceto para oinspetor de estamparia que demanda três a quatro anos de prática profissional. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabele cimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com carteira assinada, empregadosna fabricação de produtos têxteis, sendo que o inspetor de estamparia também podeatuar na confecção de vestuário e acessórios. o trabalho é presencial e individual comsupervisão permanente, em ambiente fechado, com horário fixo ou em forma de rodíziode turnos. algumas das atividades desenvolvidas pelo inspetor de estamparia e pelorevisor de tecidos crus, estão sujeitas a ruído intenso.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar