CBO 7620

Trabalhadores polivalentes do curtimento de couros e peles

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Trabalham em várias etapas do processamento de peles e couros, desde a preparaçãoaté o acabamento. preparam couros, peles e insumos auxiliares de curtimento. operammáquinas e equipamentos da transformação de peles em couro. organizam o local detrabalho, realizam tarefas auxiliares no curtimento e dão acabamento em couros. con trolam o processo de produção conforme normas e procedimentos técnicos, de quali dade, meio ambiente e saúde. realizam manutenção produtiva dos equipamentos.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas atividades requer-se escolaridade de nível fundamental e cursosde qualificação profissional com duração de duzentas a quatrocentas horas. o exercíciopleno das atividades em várias etapas do processo produtivo requer prática de um adois anos. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda forma ção profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratadospelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do traba lho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

O trabalho é exercido por profissionais que se organizam em equipe, com supervisãoconstante. são absorvidos no mercado de trabalho por empresas de preparação decouros e fabricação de artefatos de couro, artigos de viagem e calçados. atuam emlocais fechados por rodízio de turnos, muitas vezes sujeitos ao trabalho em posiçõesdesconfortáveis por longos períodos e a exposição de materiais tóxicos.consulte7622 - trabalhadores do curtimento de couros e peles.7623 - trabalhadores do acabamento de couros e peles.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar