CBO 7621-25

Rachador de couros e peles


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Recebem e classificam peles para curtimento dividem peles à máquina, controlam osprocessos de preparação de peles, tratam peles em fulão ou molineta seguindo normase procedimentos técnicos de qualidade, meio ambiente e saúde.

Formação e Experiência

O acesso ao exercício das ocupações é livre, seguido de qualificação básica de até du zentas horas/aula, exceto para o descarnador que é preparado no local de trabalho. hápré-requisito mínimo de escolaridade de ensino fundamental apenas para o estirador decouros e peles. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda for mação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratadospelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho- clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham na fase de preparação do curtimento de couros e peles, em curtumes.são empregados assalariados (exceto o classificador de peles), trabalham em ro dízio de turnos, sujeitos a ruídos (todos), materiais tóxicos (estirador), posiçõesdesconfortáveis (descarnador e rachador). o classificador de pele trabalha, geral mente, por conta própria.consulte7622 - trabalhadores do curtimento de couros e peles.7623 - trabalhadores do acabamento de couros e peles.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar