CBO 7622

Trabalhadores do curtimento de couros e peles

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Controlam parâmetros físico-químicos e operam o processo de curtimento de pelese couros. classificam couros (flor e raspa) e operam máquinas para enxugamento erebaixamento de peles e couros.trabalham seguindo normas e procedimentos técnicose de qualidade, segurança, meio ambiente, higiene e saúde.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se, no mínimo, a quarta série do ensino fun damental e curso básico de qualificação profissional com duzentas a quatrocentashoras/aula de duração (classificador de couros e curtidor) ou prática profissional noposto de trabalho (enxugador e rebaixador de couros). o pleno desempenho das ativi dades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional (classificador de courose curtidor) e com menos de um ano para as demais ocupações. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em curtumes como assalariados com carteira assinada. o trabalho é presencial,em ambiente fechado, com supervisão ocasional, sob regime de rodízio de turnos (diur no/noturno), exceto o classificador de couros que trabalha durante o dia.trabalhameventualmente sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse.consulte7623 - trabalhadores do acabamento de couros e peles.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar