CBO 7623-40

Preparador de couros curtidos

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Recurtem couros e controlam processos e operações do acabamento de cou ros e peles. operam máquinas e equipamentos de acabamento de couros epeles. pré-acabam, acabam e expedem couros e peles. trabalham em confor midade com as normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança,meio ambiente, higiene e saúde.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer escolaridade, qualificação profissionale experiência profissional distintas. o operador de máquinas e o matizadorde couros e peles devem ter, respectivamente, ensino fundamental e ensinomédio concluídos bem como curso de qualificação profissional com duzentashoras/aula. o pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anosde experiência profissional para o primeiro, e de três a quatro anos para osegundo. para as outras ocupações requer-se entre a quarta e a sétima sériesdo ensino fundamental. a qualificação profissional ocorre com a experiênciaprática no próprio local de trabalho e o desempenho pleno das atividades éalcançado em até dois anos de experiência profissional. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional paraefeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos esta belecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho- clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na preparação de couros, principalmente na fase de acabamento. sãoempregados com carteira assinada, trabalham geralmente em equipe, sobsupervisão permanente e em rodízio de turnos. em algumas atividades podempermanecer exposto a materiais tóxicos e ruído intenso.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar