CBO 7631-20

Riscador de roupas


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Programam riscos marcadores por processo manual ou digital, enfestam e cortam tecidose não-tecidos, preparam lotes e pacotes para o setor de costura de roupas. distribuempeças cortadas para as costureiras, retiram, revisam, contam e dobram peças acabadas.trabalham em conformidade a normas técnicas de qualidade, meio ambiente e saúde.

Formação e Experiência

O exercício das ocupações de auxiliar de corte e de riscador requer ensino fundamentalcompleto e, em menos de um ano, os trabalhadores estão aptos ao exercício plenoda maioria das atividades. para o riscador exige-se qualificação básica de até duzen tas horas/aula. as ocupações de cortador e enfestador requer ensino médio completo,seguido de curso profissionalizante de até duzentas horas/aula. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em indústrias de confecções de roupas, geralmente como assalariados comcarteira assinada, de forma individual ou em equipe, em horários diurnos ou noturnos,em posições desconfortáveis durante longos perídos e locais ruidosos. são supervisio nados ocasionalmente. em empresas menores, os próprios donos exercem a função decorte, considerada estratégica para a economicidade do processo de confecção.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar