CBO 7632

Operadores de máquinas para costura de peças do vestuário

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Organizam o local de trabalho, preparam máquinas e amostras de costura, operam má quinas de costura na montagem em série de peças do vestuário em conformidade comas normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental, acrescido de cursode qualificação de duzentas a quatrocentas horas/aula. o desempenho completodo exercício profissional ocorre após um a dois anos de experiência, sob supervisãopermanente de técnicos e supervisores. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta famíliaocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número deaprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em locais fechados, em horários regulares ou rodízio de turnos, em produ ção em linha, ou em células. são empregados assalariados, com registro em carteira,absorvidos no mercado de trabalho essencialmente pelas empresas de fabricação deartigos do vestuário. os trabalhadores estão sujeitos a posições desconfortáveis porlongos períodos e, eventualmente, ao estresse.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar