CBO 7633-20

Operador de máquina de costura de acabamento


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Organizam o local de trabalho, preparam máquinas de costura e de bordar para acaba mento de roupas. preparam peças para costura, e bordado, de acordo com os gabaritos.costuram acessórios e bordam peças confeccionadas. controlam a qualidade da costu ra e dos acabamentos de peças do vestuário.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações pressupõe escolaridade de nível fundamental seguida decurso de formação profissional básica de até duzentas horas/aula em um dos conjuntosde atividades do acabamento, como passadoria e operação de máquinas de acaba mento. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formaçãoprofissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pe los estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho- clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Sob supervisão permanente, trabalham em confecções de roupas, ou oficinas de cos tura, geralmente como assalariados com carteira assinada, organizados em células deprodução ou equipe multifuncional, exceto bordadores(as) e passadores que trabalhamde forma individual. trabalham em ambiente fechado, em horários diurno e noturno.em algumas atividades podem estar sujeitos a posições desconfortáveis e expostos aruído intenso e à poeira.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar