CBO 7663-15

Operador de acabamento (indústria gráfica)

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam a execução do serviço, ajustam e operam máquinas de acabamento gráficoe editorial. preparam matrizes de corte e vinco, fazem gravações à máquina (hot-stam ping) e realizam manutenção produtiva dos equipamentos. trabalham em conformida de com as estritas normas e procedimentos técnicos, de qualidade, segurança, meioambiente e saúde.

Formação e Experiência

O acesso às ocupações requer escolaridade mínima, que varia da quarta à sétimasérie do ensino fundamental. o operador de guilhotina e o preparador de corte evinco são qualificados em cursos básicos profissionalizantes de duzentas horas/aula.as demais ocupações são aprendidas na prática. o desempenho pleno das atividadesé alcançado com menos de um ano de prática. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nestafamília ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do núme ro de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em indústrias gráficas ou em setores de embalagens e gráficas de empresasindustriais, comerciais ou de serviços, inclusive ensino. organizam-se em equipe, sobsupervisão permanente. trabalham em ambiente fechado, geralmente durante o dia,expostos a materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar