CBO 7731-20

Serrador de madeira


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam operações de desdobramento de madeiras e preparam máquinas para suarealização. seguem procedimentos de segurança e realizam manutenção de primeironível. desdobram madeiras e controlam qualidade do desdobramento.

Formação e Experiência

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com ensino fundamental concluído eexperiência de um a dois anos. não há exigência de cursos de qualificação profissional.a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profis sional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelosestabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt,exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Os profissionais destas ocupações são assalariados com carteira assinada e trabalhamna exploração florestal, na fabricação de produtos de madeira, de móveis e na constru ção. trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambiente fechadoe em sistema de rodízio de turnos. em algumas atividades, os trabalhadores permane cem em posições desconfortáveis durante longos períodos, trabalham sobre pressão,que os levam a estresse constante, e também ficam expostos a ruído intenso.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar