CBO 7732-05

Operador de máquina intercaladora e placas (compensados)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Preparam aglomerantes para montagem de chapas de madeira; preparam, operam,realizam pequenos reparos em máquinas de laminação, aglomeração e prensagem dechapas de madeira, de acordo com procedimentos de organização do trabalho, normastécnicas, de segurança e saúde.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se escolaridade que varia do ensino funda mental incompleto a completo. o prensisita de aglomerados é a ocupação de maiornível de qualificação, que requer mais de cinco anos de experiência para o exercíciopleno das atividades. para o domínio das atividades das demais ocupações requer-seentre um e dois anos de experiência. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta famíliaocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número deaprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em indústrias de fabricação de chapas de madeira, compensados e aglomera dos e indústria moveleira. são empregados com carteira assinada, trabalham em horá rio diurno e noturno e em rodízio de turno, com supervisão permanente, em ambientesfechados, sujeitos a material tóxico, ruído e altas temperaturas. exceto o prensista deaglomerados, os demais trabalham em posição desconfortável durante muitas horas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar