CBO 7734-15

Operador de máquina de usinagem de madeira (produção em série)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Programam as atividades para fabricação de peças de madeira e preparam madei ra, insumos e máquinas para processamento (produção em série). operam máqui nas de usinar madeira e controlam a qualidade do processamento de peças e deprodutos de madeira. realizam manutenção básica de máquinas e equipamentos eelaboram documentação, registrando informações técnicas e operacionais das ati vidades realizadas. trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidadee proteção ao meio ambiente.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e cursobásico de qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas/aula. o pleno de sempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabele cimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na fabricação de móveis como empregados com carteira assinada. o tra balho é presencial, realizado de forma individual, sob supervisão ocasional, emambiente fechado e por rodízio de turnos (diurno/noturno). trabalham em posiçõesdesconfortáveis durante longos períodos e permanecem expostos a materiais tó xicos e a ruído intenso.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar