CBO 7821-40

Operador de talha elétrica

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Operam máquinas e equipamentos de elevação, ajustando comandos, acionandomovimentos das máquinas. avaliam condições de funcionamento das máquinas eequipamentos, interpretando painel de instrumentos de medição, verificando fontede alimentação, testando comandos de acionamento. preparam área para operaçãodos equipamentos e transportam pessoas e materiais em máquinas e equipamentosde elevação. trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e prote ção ao meio ambiente.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso básicode qualificação profissional com até duzentas horas/aula. o pleno desempenho dasatividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na indústria da construção e na fabricação de equipamentos de transportescomo empregados com carteira assinada. trabalham de forma individual e sob super visão ocasional. o trabalho pode ser exercido em diversos ambientes (fechado, a céuaberto, confinado, em grandes alturas ou em veículos) e em todos os horários (diurno,noturno e por rodízio de turnos). permanecem em posições desconfortáveis durantelongos períodos e trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar