CBO 8332-05

Cartonageiro, a mão (caixas de papelão)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Preparam artesanalmente a produção de embalagens de papel e papelão; produzemembalagens; realizam acabamento e decoração de embalagens; preparam embalagenspara expedição e armazenamento.

Formação e Experiência

O trabalho é exercido por pessoas com escolaridade mínima de ensino fundamentalconcluído, acrescido de curso básico de qualificação, de duzentas a quatrocentashoras/aula. o desempenho completo do exercício profissional ocorre após o períodode três a quatro anos de experiência. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta famíliaocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número deaprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Os trabalhadores dessa família ocupacional exercem suas atividades em empresas depastas, papel e produtos de papel. os profissionais são empregados na condição detrabalhador assalariado, com carteira assinada e exercem suas funções sob supervisãopermanente. também podem ser autônomos. realizam as atividades em ambientesfechados, geralmente no período diurno. podem, ainda, trabalhar em posições descon fortáveis durante longos períodos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar