CBO 9142

Mecânicos de manutenção de motores e equipamentos navais

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam e realizam a manutenção de motores e equipamentos mecânicos navais; re cuperam componentes de motores e de equipamentos navais; testam motores e equi pamentos. elaboram documentação técnica e trabalham com segurança, registrandoocorrências técnicas e operacionais.

Formação e Experiência

O exercício desta ocupação requer formação de nível médio e curso profissionalizantecom mais de quatrocentas horas/aula, em geral, ministrado no próprio local de trabalho.o desempenho pleno das atividades ocorre após quatro ou cinco anos de experiência.a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profis sional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelosestabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt,exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam no segmento do transporte construção naval e atividades correlatas, realizan do as atividades em terra. são empregados formais, com carteira assinada, que seorganizam em equipe, sob supervisão permanente. o local de trabalho é fechado eos horários são irregulares. frequentemente são expostos a materiais tóxicos, ruídos ealtas temperaturas. trabalham em grandes alturas ou em locais subterrâneos, sujeitosao estresse e a permanecem em posições desconfortáveis por longos períodos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar